terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Copas e Campeonatos, clássicos a parte


Por Aldir Junior de Sales Gomes

O Manchester United sempre foi o time maioral na cidade de Manchester, tanto que o Manchester City era conhecido com o "primo pobre de Manchester", ganhou apenas 2 vezes o Campeonato Inglês, 4 Copas da Inglaterra, 2 Copas da Liga e 7 vezes a segunda divisão enquanto o United conquistou o título nacional por 18 oportunidades, além de ter 2 Munidias de Clubes, 3 Champions League, 11 Copas da Inglaterra, 3 Copas da Liga e 2 vezes a segunda divisão.

A diferença entre as duas equipes também se faz presente no histórico do confronto direto entre os dois times, acontecendo até agora 150 partidas entre os dois, com 59 vitórias do United, 42 do City e 49 empates.

Mas a história vem mudado, o "primo pobre" de Manchester ganhou na loteria, foi comprado pelo ex-ditador da Tailândia, Thaksin Shinawatra, que deu origem uma revolução no clube, com aplicação de muito dinheiro e como símbolo dessa nova era veio a contratação do Robinho e posteriormente com a compra do clube por investidores árabes, o famoso "cheque do Cheique", que investiu até agora no Man City mais de 1 bilhão de dólares.

Muito bem, o time deixou de ficar brigando no meio da tabela e se recuperou, nessa temporada, brigando por uma vaga na Champions League. Pode se dizer tudo do Manchester City e seus investidores, que querem fazer lavagem de dinheiro, que não estão interessados no time, mas o fato é que o Manchester City tem um time respeitado, e com isso o equilíbrio volta aos derbys de Manchester, e isso se faz presente nos últimos jogos, como não se lembrar da célebre partida no primeiro turno da Premier League quando o Manchester United derrotou o City por 4x3 aos 51 minutos do segundo tempo? Talvez o melhor jogo da temporada na Inglaterra e nessa terça-feira (19) mais um capítulo dessa hitória foi escrita, com a primeira partida da semi-final da Copa da Liga Inglesa, quando o Manchester United abriu o placar com o veterano Giggs, e jogando em casa, os "sky blue" viraram a partida pra 2x1 com dois gols do grande jogador do City, Carlitos Tevez.

Carlito Tevez, que foi revelado no Boca Jrs, da Argentina, passou pelo Corinthians, West Ham e foi parar no Manchester United, por indicação de Sir Alex Fergunson, e depois de uma temporada como reserva entrando constantemente no time o atacante argentino queria sair, e mesmo com os esforços do United, o rival da cidade, o Manchester City, levou o atacante argentino e hoje é um dos grandes jogadores da Premier League.

Com a saída de sua principal estrela, Cristiano Ronaldo, o Manchetser United ficou sem um jogador de calíbre para ser o companheiro de Rooney no ataque dos "diabos vermelhos", e esse jogador provavelmente seria o Tevez, mas ele preferiu ir para o rival, aonde vem fazendo sucesso.

O segundo capítulo da semi-final da Copa da Liga e a mais um capítulo dessa rica história de derbys será escrita na próxima quarta-feira com o jogo de volta, em Old Trafford... Vremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário